Real Time

10 de fevereiro de 2016

VONTADE DE COMER DOCE



Sabe aquela vontade irresistível de comer doce, saiba o porquê isso ocorre! As causas da compulsão por doces estão associada com a deficiência do hormônio do humor conhecida como serotonina, resistência à insulina, aumento do hormônio do estresse, o cortisol e também pelo fato de haver algumas deficiências de ácido fólico, vitamina B6, magnésio, zinco, vitamina B12. Os sintomas podem ficar além da vontade de comer doces, como fadiga, cansaço, sonolência durante o dia, preguiça, dor de cabeça, enxaqueca, suores e tremores em casos mais graves. Quando a pessoa sente vontade de comer doce logo após o almoço é indicativo de resistência a insulina, quadro que é caracterizado por uma insuficiência da insulina, hormônio que coloca o açúcar dentro das nossas células, fazendo com que o corpo “pense” que não há energia para as células e consequentemente faz você comer mais. Agora, se há uma vontade de doces no final do dia pode ser uma deficiência de serotonina que está aliada a deficiência de vitaminas B6, B9, B12, zinco, magnésio, triptofano e outros. A serotonina desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas. A serotonina é responsável por melhorar o humor tem sido relacionada a aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos. Outro fator bastante comum também é ficar longos períodos sem se alimentar e haver um aumento do hormônio do estresse, o cortisol, que é responsável por aumentar a energia no nosso corpo e para isso ele emite sinais no cérebro para que haja uma ingestão de energia, no caso de alimentos ricos em calorias como doces, massas, guloseimas, pães e outros.
Segue algumas dicas que podem melhorar a vontade de comer doces:
- Fazer refeições de 3 em 3 horas para não aumentar o hormônio do estresse, o cortisol.
- Comer porções de variadas de frutas, verduras e legumes para garantir o aporte de vitaminas e minerais;
- Evitar a ingestão de produtos diet e light porque contém adoçante e estão relacionados com o aumento da vontade de comer doces. Ver sempre o rótulo dos alimentos.
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em triptofano como banana, feijão, lentilha, leite e derivados, nozes;
- Fazer atividade física: a pratica de atividade física melhora o humor e dá mais disposição!
- Inclua fibras na alimentação como aveia em flocos, gérmen de trigo, granola, linhaça dourada;
Consultoria Nutricional, entre em contato:

nutricionistafun@gmail.com

Você só tem vantagens em agendar um consulta domiciliar, você economiza tempo, tem comodidade, e o mais importante, obtêm resultados sem precisar sair de casa!


Faça seu agendamento :
Faça um pagamento on-line de sua consulta
  • Atendimento Domiciliar - Valor: R$ 150,00
  • Consultas de acompanhamento - Valor: R$ 100,00
Importante: O atendimento é particular. Não trabalhamos com convênios médicos.
Como é uma consulta com nutricionista?

Numa consulta de nutrição, o (a) nutricionista realiza uma anamnese nutricional, contendo histórico clínico, histórico alimentar, explicação da alimentação individualizada e realização de medidas antropométricas. Isto tudo é realizado com a finalidade de corrigir desvios nutricionais, fornecendo um esquema alimentar ideal e individualizado para cada paciente, para que haja um resultado mais eficaz e que o objetivo seja atingido, buscando o equilíbrio do organismo de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
Entre em contato :
nutricionistafun@gmail.com
Tel: (11) 99193-4321

0 comentários:

Postar um comentário