Real Time

17 de novembro de 2015

Aumente o seu QI ...



Importância do DHA para Gestantes e Crianças !!!


O DHA, termo usado para o Ácido Docosahexaenóico, é uma gordura da família  do ácido graxo essencial Ômega 3. O ômega 3  é uma gordura fundamental para a saúde mental e desenvolvimento neuromotor de crianças e adultos. Tão importante também é o uso deste ácido graxo durante a gestação, pois é comprovada sua eficácia sobre a formação do tubo neural e prevenção de partos prematuros. Vários estudos recentes mostram que as gestantes que utilizaram ômega 3 durante a gestação tiveram filhos com qi ( quociente de inteligência) maior. Portanto estas crianças terão um melhor desempenho escolar. As crianças com melhores níveis de ômega 3 (e consequentemente de DHA), são também mais saudáveis e o seu sistema imunológico é mais forte.

Quais os alimentos que podemos consumir e que contém o DHA?


Para se ter estes benefícios é essencial conhecermos as fontes de ômega 3. Através de uma alimentação rica em peixes gordos, óleos de peixe, semente de linhaça e até em algumas algas podemos adquirir uma quantidade razoável deste nutriente tão essencial. Porém em nossa cultura alimentar no Brasil sabemos que estes alimentos não são usados com muita freqüência no dia a dia, principalmente pelas crianças; portanto devemos muitas vezes indicar a  suplementação com cápsulas de ômega 3. 

Como conseguir atingir a quantidade recomendada desta substância? Podemos encontrar em cápsulas? Qual a quantidade certa?


Idealmente todas as crianças deveriam consumir peixes pelo menos 3 vezes na semana. Mas atenção para a procedência dos peixes, pois muitos por serem criados em cativeiros e alimentados de ração, não vão apresentar ômega 3 em sua composição. Prefira peixes de águas salgadas tais como atum, sardinha, arenque, bacalhau, salmão e linguado.   
As algas poderiam ser colocadas em sopas e caldos ou mesmo em outras preparações. Já para as crianças que não consomem estes alimentos regularmente pode-se suplementar o ômega 3 através de cápsulas mastigáveis com sabores mais agradáveis.  Use suplementos de empresas certificadas e que tenham o cuidado com o grau de contaminação com metais pesados. A dosagem para crianças é dependente de certos fatores e de sua idade e varia entre 250mg até 500mg/dia. Para adultos pode –se usar até 3000mg/dia. 

Curiosidades:


Existem outros ácidos graxos tão importantes quanto o ômega 3  e que devem fazer parte de uma alimentação saudável. O ômega 6, mais facilmente encontrado na alimentação através dos óleos que usamos no dia a dia, tais como, óleo de canola, azeite de oliva , óleo de linhaça e que também são boas fontes de ômega 3. 
óleo da semente de Linhaça é reconhecido como uma das mais ricas fontes de ômega 3, 6 e 9. Sendo o único óleo com alta concentração de Ômega 3, cerca de 57% da sua composição.
Já o azeite de oliva possui também altas concentrações de Ômega 9, uma gordura monoinsaturada que faz parte da Dieta Mediterrânea, tida como umas das mais saudáveis do mundo.
O ácido graxo ômega 7  (Ácido Palmitoléico), presente na macadâmia e no seu óleo previne  e trata esteatose hepática (fígado gorduroso)  e ainda equilibra os níveis de Colesterol HDL e LDL .


Fonte : Batômetro

0 comentários:

Postar um comentário